Correio da Inovação

O Correio da Inovação é uma publicação de autoria da Innoscience, trimestral sobre inovação, que aborda seus mais diversos aspectos e destaca as empresas mais inovadoras.
Conta com seções como o “Case do Mês”, em que a cada edição relatamos as melhores iniciativas de inovação de empresas; a seção “Pílulas de Teoria”, que traz sempre artigos e produções acadêmicas, de autoria da equipe de consultores da Innoscience, acerca da gestão da inovação, e a cada edição destacamos também, um profissional da inovação, que responde aos nossos questionamentos na seção “Entrevista com Inovador”. Vale à pena conferir!

Clique nos títulos e faça o download dos arquivos em PDF .

> Correio da Inovação - Ed 12

Na 12ª Edição do Correio da Inovação, abordamos o tema Inovação Social, trazendo nas seções visões, opiniões e artigos relacionados à aplicação dos conceitos de gestão da inovação no contexto social. Como Notícia Destaque desta edição, apresentamos uma matéria que aborda as iniciativas de colaboração da Natura com comunidades da Amazônia. Convidamos para a seção Outside Innovation Daniele Farfus e Maria Cristhina Rocha, do SESI-PR, para apresentarem suas visões sobre Inovação Social. O Blog Campeão traz o post “Inovação Social”, publicado no Innoblog. A Aliança Empreendedora, ONG dedicada ao empreendedorismo social de baixa renda, é o Case da Edição. A seção Pílulas de Teoria apresenta nossa visão do que é, quais os tipos e como ocorre a inovação social. Na Dica de Leitura, sintetizamos o livro Social Innovation que trata da integração estratégica do social com o empresarial. Por fim, na seção Entrevista com o Inovador, recebemos Luiz Fernando Oderich, presidente da ONG Brasil Sem Grades, para compartilhar suas experiências sobre o tema; também apresentamos o Mural e Calendário de eventos e publicações da consultoria.

> Correio da Inovação - Ed 11

A 11ª edição do Correio da Inovação aborda a temática Inovação em Serviços, trazendo, nas seções, opiniões e artigos referentes à aplicação dos conceitos de gestão da inovação na realidade de serviços. Na notícia destaque desta edição selecionamos o case da Azul que aborda sua tentativa de repetir o sucesso de companhias de baixo custo. O Blog Campeão apresenta o post “Inovação de Presença na Nestlé”, trazendo o modelo de vendas direta. O Case da Edição avalia o perfil de inovação da OI, pioneira na incorporação de novas tecnologias e em serviços de convergência fixo-móvel. A seção Pílulas de Teoria apresenta a adaptação do Radar da Inovação para a gestão de serviços. Na Dica de Leitura, o livro é Service Innovation, que destaca a necessidade de deixar de pensar na solução propriamente dita, para focar no reforço daquilo que é valor para os clientes de serviços. Finalizamos a edição com a seção Entrevista com Inovador, onde recebemos Richard Lucht, Diretor da ESPM-SUL, que falou das inovações da empresa e destacou caminhos para inovar em serviços; também apresentamos o Mural e Calendário de eventos e publicações da consultoria.

> Correio da Inovação - Ed 10

A décima edição do Correio da Inovação aborda a temática Inovação e Sustentabilidade, trazendo nas seções opiniões e artigos referentes à ideia de que a inovação pode ser um instrumento vigoroso na busca da sustentabilidade.
Na notícia destaque desta edição apresentamos a iniciativa Ecomagination da GE e como a empresa busca inovações num modelo de open innovation. O Blog Campeão traz o post “Software de Gestão da Inovação - case Fortune Green”. Nos destaques apresentamos os principais acontecimentos do trimestre, em especial, do mês de novembro, como o 3° Congresso de Inovação e o lançamento do E-book.
O Case da Edição avalia o perfil de inovação da Joal Teitelbaum, pioneira em construção sustentável. Na seção Pílulas de Teoria, Felipe Scherer apresenta sua visão de “high tech – high green” discutida no evento Maximídia.
O livro da Dica de Leitura é “Eco-innovation in Industry: Enabling Green Growth”, e destacamos a preocupação das indústrias em tornar a produção sustentável a partir de inovações tecnológicas e não tecnológicas.
Finalizamos esta edição com a Entrevista com Inovador, onde Luiz Serafim, Gerente de Marketing Corporativo da 3M, falou sobre inovação e sustentabilidade em uma das empresas mais inovadoras do mundo; também apresentamos o Mural e Calendário de eventos da consultoria.


> Correio da Inovação - Ed 9

Na edição número 9 do Correio da Inovação, abordamos a temática “Inovação no modelo de negócio”. Na Notícia Destaque, trazemos um artigo publicado no Brasil Econômico, que aborda empresas que aliaram tecnologia com modelo de negócio inovador.Na seção, Outside Innovation, convidamos o professor Carlos Arruda, da Fundação Dom Cabral, para compartilhar seus estudos sobre inovação.O Case da Edição, traz a avaliação do perfil e as práticas de inovação da XP Investimentos.A “Entrevista com Inovador”, recebe Juliana De Mari, diretora de redação da Revista Você S/A, da Editora Abril, falando sobre inovação e geração Y. Apresentamos na seção Pílulas de Teoria, o artigo sobre “Inovação de modelo de negócio”, de autoria de Maximiliano Carlomagno, um dos sócios da Innoscience, detalhando esse tipo de inovação. A Dica de Leitura desta edição é o livro Game-Changing Strategies”, de Constantinos Markides.No Blog Campeão, o destaque é para a matéria: “Qual o meu modelo de negócio?”, que traz o desafio atual do Twitter, de encontrar um modelo de remuneração. Finalizamos a edição com o Mural e Calendário de eventos da consultoria, que tem por objetivo informá-los dos eventos futuros a serem realizados pela Innoscience.

 

> Correio da Inovação - Ed 8

Na edição número 8 do Correio da Inovação, abordamos a temática do Indivíduo Inovador, trazendo nas seções opiniões e artigos sobre as competências necessárias para que profissionais sejam inovadores.

Na Notícia Destaque, apresentamos uma reportagem da Usiminas comentando as mudanças estratégicas que vem ocorrendo na empresa aliadas aos esforços de motivação dos funcionários para práticas inovadoras. Estreamos uma nova seção, intitulada “Outside Innovation”, cujo objetivo é ampliar a visão sobre inovação para além do ambiente empresarial.

O Case da Edição, aborda as práticas e o perfil de inovação da EMBRAER. Apresentamos ainda, na seção Pílulas de Teoria, o artigo “Competências individuais para inovar”, de autoria dos sócios da Innoscience, esclarecendo que profissionais podem desenvolver competências para fases específicas do processo de inovação.

A Dica de Leitura desta edição é o livro “Make Us More Innovative: Critical Factors for Innovation Success”, de Jeffrey Phillips, VP de Marketing e consultor da OVO Innovation, que é também tema da Entrevista com Inovador.

Finalizamos a edição com o Blog Campeão, destacando a reportagem “Que tipo de inovador é você?” publicada na Revista Amanhã e desenvolvida em parceria com a Innoscience; e apresentando o Mural e Calendário de eventos da consultoria.

 

> Correio da Inovação - Ed 7

A edição de final de ano do Correio da Inovação aborda o tema “Software de Gestão da Inovação”, em virtude da recente parceria firmada entre a Innoscience e a BrightIdea, que possibilitou trazer ao Brasil o que há de mais moderno em software para o gerenciamento do processo de inovação.

Para discutir o tema, a Notícia do Mês traz detalhes sobre a parceria; o Case do Mês aborda a Cisco e o Livro do Mês destaca a publicação Innovation Tournaments, de Christian Terwiesch e Karl T. Ulrich.

O Blog Campeão apresenta o projeto de Brainstorming global da Revista Fortune e finalizamos a edição com uma entrevista com Paul Tran, diretor de desenvolvimento de negócios & parcerias estratégicas da BrightIdea, empresa americana líder mundial no setor de "On demand Innovation Management Software".

 

> Correio da Inovação - Ed 6

A sexta edição do Correio da Inovação traz uma importante novidade, um design remodelado a partir de contribuições de nossos clientes. A temática dessa edição é a Experimentação, uma das quatro fases da cadeia de gestão da inovação que permite reduzir incertezas quanto ao desenvolvimento e sucesso de uma ideia de potencial inovador. Para discutiro tema, o case do mês aborda a Telefônica e suas iniciativas de gestão da inovação; o Blog Campeão apresenta o projeto da Coca-Cola Gurarapes, que aderiu a experimentação no desenvolvimento de uma ideia de potencial inovador e o livro do mês destaca a publicação Experimentation Matters, de Stefan Thomke. Na Notícia do Mês trazemos a experiência da Kopenhagen no estímulo a aprendizagem por tentativa-e-erro; abordamos a parte conceitual da experimentação através das Pílulas de Teoria, de autoria da Innoscience e finalizamos a edição com uma interessantíssima entrevista com o inovador Marcelo Maisonnave de Oliveira, sócio-fundador da XP Investimentos, eleita uma das 25 empresas mais inovadoras do Brasil pela Revista Época Negócios.

 

> Correio da Inovação - Ed 5

A 5ª edição doCorreio da Inovação enfoca a temática Financiando a Inovação, um dos aspectos mais relevantes para colocar a inovação em prática dentro das empresas. Sendo assim, o “Case do mês” destaca a Embracco, apresentando suas estratégias de gestão da inovação, ressaltando, em especial, as questões ligadas a Funding presentes na empresa. Na seção “Entrevista com Inovador” compartilhamos com nossos leitores a visão do Sr. Paulo Corazza, Gerente da Ernst Young e especialista em assessorar as empresas a obterem os benefícios fiscais para atividades de inovação, em relação ao tema. Apresentamos ainda, nas “Pílulas de Teoria”, as fontes de funding disponíveis para inovação, que podem auxiliar na viabilização da gestão da inovação no seu negócio.

 

> Correio da Inovação - Ed 4

Dedicamos esta edição do Correio da Inovação à exploração da temática da Cultura da Inovação nas empresas, destacando o grande desafio enfrentado por organizações que pretendem incorporar essa cultura ao seu negócio. Para aprofundar o tema, trazemos o desafio da HP em correr atrás do tempo perdido e reinventar-se através da inovação. O “Case do mês” apresenta a perspectiva da Inovação dentro do Cirque du Soleil, empresa canadense que revolucionou a indústria do circo, enquanto na seção “Entrevista com Inovador” temos o prazer de receber Ronald Martin Dauscha, Diretor do Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (Cietep) na Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

 

> Correio da Inovação - Ed 3

Na 3ª edição do Correio da Inovação, aproveitando que a crise econômica mundial está em pauta nas mais diversas publicações, optamos por abordar o tema Inovação na Crise. As seções “Notícia do mês” e “Blog Campeão” destacam empresas já estabelecidas, como Proctor&Gamble e Google, demonstrando como estas estão buscando alternativas para melhorar seu desempenho e inovar mais em tempos de recessão. Temos a honra de trazer também, uma entrevista com Israel Feferman, diretor de Pesquisa e Inovação da empresa O Boticário, que compartilha conosco sua visão sobre a inovação em tempos de crise. Esta edição traz ainda o artigo “Os Sete Mitos da Inovação na Crise”, desenvolvido por Maximiliano Carlomagno e Felipe Scherer, e publicado na Revista Época Negócios.

 

> Correio da Inovação - Ed 2

Nesta edição do Correio de Inovação abordamos o tema Open Innovation, ou Inovação Aberta, uma nova visão de inovação que incentiva todos os públicos de relacionamento das empresas a colaborarem e gerar idéias inovadoras para o negócio. O “Case do Mês” destaca a iniciativa de Open Innovation da Natura –líder nacional no segmento- considerada uma das empresas brasileiras Benchmark em inovação. Trazemos também uma postagem do Innoblog que destacou a iniciativa de inovação aberta na Cooperativa de Crédito Pessoal Banricoop, configurada com a ajuda na Innoscience, o Projeto Ideias de Futuro. Por último, a seção “Entrevista com Inovador”, tem o prazer de trazer a experiência de Rodrigo Calomeno, Diretor Administrativo do Futebol Card, um dos responsáveis pela criação do Visa Passfirst, serviço de venda de ingressos para jogos de futebol pela internet.

 

> Correio da Inovação - Ed 1

A primeira edição do Correio da Inovação aborda a temática da inovação em uma das empresas mais reconhecidas pela sua aplicação: a Apple.

Trazemos no “Case do mês” a prática da Inovação dentro da Apple, ilustrada pelo Octógono e pelo Radar da Inovação, ferramentas utilizadas pela Innoscience na avaliação da gestão da Inovação. A seção “Livro do Mês” destaca a publicação As Regras da Inovação, de Davila, Epstein e Shelton, que apresenta uma abordagem prática da Inovação, de como aplica-la dentro da empresa. Trazemos ainda uma entrevista especial com Cláudio Teitelbaum, mestre em Administração de Empresas, especialista em Inovação, Vice-Presidente do Sinduscon-RS e Diretor de Inovação do PGQP.

 

 

Twitter Facebook